terça-feira, 23 de junho de 2009

!!!!????O UNIVERSO INTERNO DE CADA UM!!!!??


Tenho pensando muito ultimamente nas pessoas, no porque elas são diferentes e fazem o que fazem, tirando as razões óbvias é claro, aquelas velhas explicações de sempre.

Eu estou falando do universo interior de cada um, do que se passa dentro da gente e só a gente mesmo sabe o que é.

Coisas que as palavras não traduzem, talvez as lágrimas sim, talvez o sorriso sim, talvez um olhar quem sabe...

Eu presto muito atenção nas pessoas, passei a minha vida inteira tentando entendê-las, talvez até para me entender melhor, sou um apaixonado pelas contradições pelos opostos, pelo choque de diferenças e o ser humano reúne todas as diferenças dentro de si mesmo, como a figura do Minotauro mitológico, homem com cabeça de boi, que é entendido por Pablo Picasso como as contradições do ser humano, a mesma mão que afaga mata, o mesmo que é um filho amado é capaz de cometer pedofilia com o filho dos outros, a mesma pessoa que te faz chorar num dia e capaz de secar as suas lágrimas em outro dia.

A vida é composta por dois universos, o interno e o externo e todos os dias desde a hora que acordamos até horas que vamos dormir estamos lhe dando com os dois ao mesmo tempo.

O universo interno são os nossos pensamentos mais profundos que nunca saem pela boca(mesmo que você seja um falador inveterado) e ficam guardados no nosso íntimo, é a nossa imaginação tentando preencher as lacunas do vazio, é a nossa consciência nos dando conselhos certos ou errados, é o nosso juízo.

O universo externo é aquele que vemos através de nossos olhos, sentimos com a nossa pele, ouvimos cada nota, experimentamos e vivenciamos a cada segundo.

E vivemos tentando conciliar estes dois universos como se fossem um só, vivemos querendo que o mundo seja do jeito que queremos, do jeito que sonhamos, queremos que as pessoas se adaptem a aquilo que achamos o certo e quantas vezes nos decepcionamos e perdemos as esperanças?

Isso acontece porque nos esquecemos que cada ser humano tem um universo muito complexo de si, que tem mais variáveis que peixes nadando no mar e que estrelas brilhando no céu, tem o livre-arbítrio e escolhe os caminhos e toma as decisões guiadas por esse universo interno quase infinito

Quando fico a observar alguém ficando pensando...quais serão as feridas na alma daquela pessoa? Será que aquelas roupas coloridas refletem realmente o seu interior? O seu jeito de andar apressado é porque sabe onde quer chegar e por isso tem tanta pressa?

Já ouvi a seguinte frase: ”Desisti de entender as pessoas” de alguém decepcionado com outra pessoa, mas entendi que essa mesma pessoa que disse que estava decepcionada foi porque esperava que agissem da forma que ele queria ou esperava e por isso ele desistiu.

Escrever para mim é como pensar alto, é como falar comigo mesma, é uma forma de comunicação entre mim e eu mesmo e por mais estranho e redundante que isso pareça me faz muito bem.

O universo interno de cada um é impenetrável, contem segredos incontáveis e muita vezes julgamos as pessoas apenas pelo seu externo e muitas vezes podemos estar cometendo um grande erro.

Mas tem um segredo...muito do que falamos por mais que pensamos que estamos escondendo algo de alguém, sobretudo quando mais pensamos estar realmente escondendo diz muito sobre nós, para algumas pessoas os olhos falam muito mais do que a boca e existem sinais que revelam uma parte do interior de uma pessoa e muitas vezes ela nem sequer se dá conta disso, preocupada em estar escondendo perfeitamente os seus segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário