terça-feira, 23 de junho de 2009

!!!!????O UNIVERSO INTERNO DE CADA UM!!!!??


Tenho pensando muito ultimamente nas pessoas, no porque elas são diferentes e fazem o que fazem, tirando as razões óbvias é claro, aquelas velhas explicações de sempre.

Eu estou falando do universo interior de cada um, do que se passa dentro da gente e só a gente mesmo sabe o que é.

Coisas que as palavras não traduzem, talvez as lágrimas sim, talvez o sorriso sim, talvez um olhar quem sabe...

Eu presto muito atenção nas pessoas, passei a minha vida inteira tentando entendê-las, talvez até para me entender melhor, sou um apaixonado pelas contradições pelos opostos, pelo choque de diferenças e o ser humano reúne todas as diferenças dentro de si mesmo, como a figura do Minotauro mitológico, homem com cabeça de boi, que é entendido por Pablo Picasso como as contradições do ser humano, a mesma mão que afaga mata, o mesmo que é um filho amado é capaz de cometer pedofilia com o filho dos outros, a mesma pessoa que te faz chorar num dia e capaz de secar as suas lágrimas em outro dia.

A vida é composta por dois universos, o interno e o externo e todos os dias desde a hora que acordamos até horas que vamos dormir estamos lhe dando com os dois ao mesmo tempo.

O universo interno são os nossos pensamentos mais profundos que nunca saem pela boca(mesmo que você seja um falador inveterado) e ficam guardados no nosso íntimo, é a nossa imaginação tentando preencher as lacunas do vazio, é a nossa consciência nos dando conselhos certos ou errados, é o nosso juízo.

O universo externo é aquele que vemos através de nossos olhos, sentimos com a nossa pele, ouvimos cada nota, experimentamos e vivenciamos a cada segundo.

E vivemos tentando conciliar estes dois universos como se fossem um só, vivemos querendo que o mundo seja do jeito que queremos, do jeito que sonhamos, queremos que as pessoas se adaptem a aquilo que achamos o certo e quantas vezes nos decepcionamos e perdemos as esperanças?

Isso acontece porque nos esquecemos que cada ser humano tem um universo muito complexo de si, que tem mais variáveis que peixes nadando no mar e que estrelas brilhando no céu, tem o livre-arbítrio e escolhe os caminhos e toma as decisões guiadas por esse universo interno quase infinito

Quando fico a observar alguém ficando pensando...quais serão as feridas na alma daquela pessoa? Será que aquelas roupas coloridas refletem realmente o seu interior? O seu jeito de andar apressado é porque sabe onde quer chegar e por isso tem tanta pressa?

Já ouvi a seguinte frase: ”Desisti de entender as pessoas” de alguém decepcionado com outra pessoa, mas entendi que essa mesma pessoa que disse que estava decepcionada foi porque esperava que agissem da forma que ele queria ou esperava e por isso ele desistiu.

Escrever para mim é como pensar alto, é como falar comigo mesma, é uma forma de comunicação entre mim e eu mesmo e por mais estranho e redundante que isso pareça me faz muito bem.

O universo interno de cada um é impenetrável, contem segredos incontáveis e muita vezes julgamos as pessoas apenas pelo seu externo e muitas vezes podemos estar cometendo um grande erro.

Mas tem um segredo...muito do que falamos por mais que pensamos que estamos escondendo algo de alguém, sobretudo quando mais pensamos estar realmente escondendo diz muito sobre nós, para algumas pessoas os olhos falam muito mais do que a boca e existem sinais que revelam uma parte do interior de uma pessoa e muitas vezes ela nem sequer se dá conta disso, preocupada em estar escondendo perfeitamente os seus segredos.

@@@@SENTIMENTOS@@@@



SENTIMENTOS-Modo de usar

Como seria bom se os sentimentos viessem com instruções de como usá-los nos seus versos, imagina se você se deparasse com o sentimento da solidão e no verso viesse escrito:
Modo de usar: Esse sentimento só deve ser usado nos dias que você estiver sozinho, não agite antes de usar, deve ser usado em silêncio, nas sombras do dia, na sobra das horas e nas cinzas do seu ser.
Indicações: Indicado para pessoas abandonadas, traídas e indesejadas, provoca lágrimas repentinas e repetidas, dor no peito e nó na garganta.
Para sua total eficácia deve-se desligar o telefone e se trancar num quarto escuro, não atender a porta e pensar que ninguém me quer, ninguém me ama.
Contra-indicações : A solidão prolongada pode te fazer acreditar mesmo que ninguém te quer, ninguém te ama, pode te fazer esquecer das suas qualidades e virtudes, pode te fazer esquecer de você e que há tanta vida lá fora e muita gente que te quer.
Posologia: Se sentir só mesmo acompanhado por uma multidão, procurar se afastar das pessoas e principalmente dos amigos.
Superdosagem : Caso você sinta solidão durante muito tempo ou com muita intensidade recomenda-se que procure imediatamente um bom amigo ou tente arrumar um namorado(a).
Agora imagina você num dia vazio, tipo um domingo à tarde, tomado por um sentimento, você olha para ele e tá lá estampado: saudades.
Você então pega esse sentimento e lê no verso:
Modo de usar: Esse sentimento deve ser usado no caso de se sentir falta de alguém ou de uma época, mas também funciona com lugares.No caso de sentir saudades de alguém deve-se pegar uma foto, mas para maior eficácia do produto a foto deve ser de você com a tal pessoa, em seguida fique olhando demoradamente para a foto reparando em como essa pessoa sorria ao seu lado, se não sentir o efeito então apele para um objeto, um presente, pronto você já estará sentindo saudades suficientes para um dia.
Indicações: Indicado para pessoas que perderam um grande amor, para pessoas com a consciência pesada, para pessoas apaixonadas, que gostam muito ou para pessoas que tem alguém querido em local distante.
O produto também pode ser usado por pessoas que amam ou gostam de alguém que mora perto, na mesma cidade, mas que mesmo assim não se vêem com freqüência.
Contra-indicações: O fabricante do produto reserva-se no direito de não se responsabilizar pelas conseqüências com seu uso exagerado, afinal o sentimento é seu e não dele, não significa nada e não é problema dele.
Posologia: Olhar duas ou três vezes ao dia para aquela foto ou presente querido.
Superdosagem: No caso de saudade excessiva recomenda-se ligar ou escrever um e-mail para a pessoa objeto de tal sentimento.








SENTIMENTOS-Modo de usar(PARTE 2)


Imagine-se na seguinte situação, você sentindo aquela sensação, aquele desejo, aquele fogo, uma febre, seus hormônios tomam conta da sua corrente sanguínea e você não consegue pensar mais em nada, você está prestes a fazer sexo com alguém,mas não sabe muito bem o que fazer, então pega tal situação e lê no verso:
Modo de usar: Agite-se bem antes de usar, beije bastante, primeiro na boca, depois o corpo inteiro, abrace e esfregue, pele com pele, seja gentil, passe segurança e dê prazer, lembre-se que dar prazer é tão bom quanto sentir, se não for melhor, relaxe e olhe nos olhos, o resto o corpo faz sozinho.
Indicações: Para casais apaixonados ou que se gostam ,não apaixonados e que apenas sentem atração um pelo outro, para pessoas que querem se conhecer melhor, no primeiro caso o produto muda de nome, não é fazer sexo é fazer amor, no segundo é sexo mesmo, tesão, no terceiro é experiência.
Indicado para curar todas neuroses do dia-dia-dia, para criar laços bem fortes entre os amantes, para aquelas pessoas que querem se entregar sem medo, para pessoas que querem descobrir algo além do prazer.
Contra-indicações: O uso de tal produto sem proteção pode causar doenças graves e risco de morte, sua vida é o seu maior e mais precioso bem, não adianta nada conquistar castelos se não tiver vida para morar neles.
Se for sua primeira vez usando tal produto escolha bem quem vai te aplicar, uma vez usado não tem mais volta e o arrependimento pode te fazer sofrer.
Embora seja algo que não se possa controlar, pelo fato de ser algo muito intenso, sexo não é brincadeira e isso serve para qualquer pessoa, o uso de tal produto deve ser controlado e restrito a pessoas que sabem o que estão fazendo e não que estejam agindo por impulso, as conseqüências são sérias e podem envolver no futuro terceiros, filhos nem sempre são planejados, mas no caso de acontecerem, devem ser amados incondicionalmente.Sexo sem amor não deveria existir.
Posologia : Deve ser feito a qualquer hora do dia e da noite, mas recomenda-se em noites frias de inverno, de baixo de cobertores, recomenda-se em praia deserta na beira do mar, em cima da cama, no chão, em qualquer lugar, qualquer local onde você se sinta bem e feliz.
Superdosagem: Sexo demais pode te fazer ancorar uma relação nele e isso será fatal, porque sexo é algo intenso, mas também efêmero, uma relação normal está além do prazer carnal, está no prazer da companhia, no prazer do bem querer, no prazer da segurança e da amizade.AH ESSES SENTIMENTOS....

cançao de mae pra filhas a netos!!!


Peixe vivo


Ainda me lembro dessa canção que a minha mãe cantava para eu dormir(mimir) e dá uma saudade imensa...daquela época, da voz afinada da minha mãe...ela cantava muito bem!
Dizem que quando Juscelino Kubitschek morreu e o seu caixão fúnebre, ao chegar no Rio de Janeiro, foi levado por uma enorme multidão ao aeroporto para ser embarcado para Brasília no caminho o povo cantava o “Peixe-Vivo”, música que apreciava.

Peixe vivo


Zum, zum, zum, lá no meio do mar
Zum, zum, zum, lá no meio do mar
É o vento que nos atrasa / É o mar que nos atrapalha
Para no porto chegar

Zum, zum, zum, lá no meio do mar ...
Como pode o peixe vivo / Viver fora d’água fria
Como pode o peixe vivo / Viver fora d’água fria
Como poderei viver / Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia já me fazem zombaria
Por me ver andar tão triste / Por me ver andar tão triste
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia

Zum, zum, zum

Brilha o sol e brilha a lua
um de noite e outro de dia
só eu vivo sempre a sombra
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia

O Rio de São Francisco corre de noite e de dia
Só o tempo é que não corre / Só o tempo é que não corre
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia

Zum, zum, zum, lá no meio do mar
(Ao fundo na voz de Inezita Barroso)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

domingo, 21 de junho de 2009

Curitiba Antiga ou Como Era o Comércio Daqui

O Natal hoje em Curitiba se resume em três fatores: Palácio Avenida (com o coral do HSBC), Praça Santos Andrade (com as montagens de Natal) e praia. Porém, muitos se lembram desta data em outros tempos. Lembranças que surgem em conversas com pessoas (não muito) mais velhas e surgem na memória como o Natal das lojas Hermes Macedo (lembram do slogan? Pneu Carecou, HM Trocou). Era tradicionalíssimo... as crianças em dezembro na loja que ficava na João Negrão com a Visconde de Guarapuava iam para tirar a foto com o Papai Noel e apreciar a decoração de Natal. Aproveite este post para relembrar conosco alguns estabelecimentos que não estão entre nós...

Comércios Antigos de Curitiba e seus slogans
- Arapuá (ligadona em você)
- Bamerindus (o tempo passa... o tempo voa...)
- Boates (Boite Bugatti, Boite Dig It, Boite Marrocos, Moon Light -aquela que pegou fogo perto dos bombeiros e do shopping Curitiba, Star Dust)
- Dunki’n Donnuts (Vendiam aquelas roscas de chocolates iguais aqueles que os policiais comem nos filmes americanos)
- Casa das Casemiras (adivinha o que vendia?)
- Casas Lorusso (uniformes escolares?)
- Charutaria Lima (muita gente comprava zippos e fluidos de isqueiros na galeria Lima aqui)
- Churrascão Alto da Glória (demoliram até a casa para a nova churrascaria do Alto da Glória)
- Churrascaria Pinheirão (ficava na Marechal Floriano)
- Cine Condor (virou bingo e hoje é estacionamento no centro da cidade)
- Cine Lido (tinha o Lido 1 e o Lido 2)
- Plaza Itália (tinha também o Cine Itália em outro andar do Shopping Itália)
- Circos (tinha o dos Irmãos Queirolo, o Tihany, o Vostok...)
- Colégio Camões (hoje é faculdade)
- Colégio Bardal (esse marcou mesmo)
- Colégio Progresso (esse é das antigas mesmo)
- Confeitaria Schaffer (morreu tragicamente na Rua XV de Novembro. Era proibido beijar lá dentro – mesmo casais)
- Disapel (um beija-flor de entrada)
- Farmácia Minerva (agora voltou no lugar de outra finada:a Drogamed)
- Fedato Sports (FEDAAATOOOOOOOOOOOOOO!)
- Hangar Bar (teve duas outras "encarnações" mas não chega nem aos pés do original que tinha cachorro-quente e molho branco no meio da madrugada para rebater a noite roqueira)
- Hermes Macedo (está lá em cima, no começo do post)
- Jumbo Eletro (um mercado que marcou época, hoje funciona o Extra Supermercados na Presidente Kennedy)
- Lojas Brasileiras (fechou no final dos anos 90, e era batata: estudantes compravam seus a cadernos bem aqui)
- Mesbla (não é curitibana, mas marcou época. Na Boca Maldita onde está hoje a Pernambucanas)
- Moustache Sound and Dance (Hum...)
- Móveis Pinheiro (Móveis MP para você)
- Papelaria Requião do centro
- Prosdócimo (eletrodomésticos curitibanos)
- Rei do Disco (O nome dos discos ficavam em um cardápio)
- Restaurante Iguaçu (Tinha um cara falando alto na Boca Maldita: “Restaurante Iguaçu – Tradição e Qualidade”)
- Shopping Center Garcez (boas lojas no primeiro ‘arranha-céu’ de Curitiba)
- Shopping Center Mounif Tacla
- Curitiba Outlet Center (Nem deu tempo para aproveitar, mas todos lembram)
- Bares que fecharam (Sucatão, Coração Melão – que virou Fórum, Aeroanta...)
- Col.Nossa Senhora de Lurdes (Lurdão marcou época)
- Terceiro Milênio (cursinho que quase deu certo)
- Studio1250 ( Av. Paraná – e a gente se encontra lá)
- Supermercados Real (foi diluído entre os demais)
- Yes Som e Vídeo ( OOOOOO YES! Primeira loja de importados eletrônicos. Ficava na Marechal Deodoro)
- Free Amazon (outra loja de eletrônicos da Marechal)
- Juckbox (uma das melhores lojas de rock de Curitiba), Música Viva (onde hoje é o TUC) e Hells Bells (perto do antigo CEFET)
- Shopping Champagnat
- Shopping Todeschini (na Sete de Setembro, morreu em pouco tempo mas muitos usam como referência até hoje)
- Parque Alvorada (quem não brincou ali não foi feliz nesta época)
- CEBEL (curso de inglês que deu um calotaço no povo no início dos anos 90. Ficava ao lado da Praça do Expedicionário).

Isso sem falar das baladas como o Platéia, Bataklan, Arcadas do Rock, Ale’s Bier, Rave, Cony’s...

Tem muito mais. Alguém lembra de outros?




Canção de domingo

Que dança que não se dança?
Que trança não se destrança?
O grito que voou mais alto
Foi um grito de criança.

Que canto que não se canta?
Que reza que não se diz?
Quem ganhou maior esmola
Foi o Mendigo Aprendiz.

O céu estava na rua?
A rua estava no céu?
Mas o olhar mais azul
Foi só ela quem me deu!

Mario Quintana